Determinada delegacia de polícia, comunicada da existência de um cadáver em estado de putrefação jogado em um canavial de sua circunscrição, deve tomar providências para levantar informações como, por exemplo, a certificação de tratar-se de pessoa, e não de animal, e o estabelecimento da causa da morte , além de realizar diligências diversas.
Assinale a opção correta acerca das atividades médico-legais nesse caso.
- A. O método de identificação do cadáver de primeira escolha, para o caso, é a identificação por material genético, o DNA, que pode ser extraído mesmo de material putrefeito.
- B. Mesmo estando o cadáver em adiantado estado de putrefação, é possível, conforme a especificidade, estabelecer, pelo exame médico-legal, a causa jurídica da morte suicídio, homicídio, acidente ou morte natural.
- C. A análise do aspecto macroscópico do fígado do cadáver em questão é suficiente para que o médico-legista determine se ocorreu morte súbita ou se morte com suspeita de ocorrência criminal.
- D. Deve-se proceder à exumação do cadáver, que deve ser realizada por equipe da delegacia de polícia acompanhada de médico-legista.
- E. Caso o cadáver encontrado seja de material humano, a identificação deverá ser feita por reconhecimento.