Uma paciente, com onze anos de idade, apresentava, havia três semanas, dor torácica e cansaço progressivo. Na admissão, o raio X do tórax mostrou massa em mediastino anterior, com compressão de veia cava superior e traqueia. Considerando-se esse caso clínico, é correto afirmar que
a CT de tórax com contraste deve ser obtida imediatamente, para guiar o cirurgião quanto à ressecabilidade da massa, para o diagnóstico e tratamento imediato.
o diagnóstico diferencial deve incluir os tumores de células germinativas, devendo-se obter os marcadores séricos (alfafetoproteína e beta-HCG) em conjunto com a avaliação laboratorial inicial.
a obtenção de fragmento por biópsia sob sedação é necessária para o diagnóstico correto.
a faixa etária do paciente indica a possibilidade de leucemia linfoblástica aguda, porém somente a imunofenotipagem e a citogenética do aspirado de medula óssea poderão confirmar tal diagnóstico.
consiste em emergência oncológica, devendo ser obtido aspirado de medula óssea sob sedação, pela possibilidade de ser leucemia linfoide de células precursoras T, e ser iniciado tratamento imediatamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...