Texto para as questões 43 e 44
A mãe de um recém-nascido com dois meses de idade relatou que o filho apresentara aumento do volume abdominal e caroços esverdeados disseminados na pele havia um mês. O exame físico revelou que o aumento do volume abdominal era decorrente, grande parte, de hepatomegalia volumosa. A ultrassonografia de abdome total mostrou, além da hepatomegalia, a presença de massa em região de adrenal direita. O paciente foi submetido à biópsia guiada por tomografia, que revelou neuroblastoma.Com base nas informações acima apresentadas, assinale a opção correta em relação aos pacientes portadores de neuroblastoma estádio IV-S.
Dados o excelente prognóstico e a possibilidade de remissão espontânea da doença, esses pacientes não necessitam de acompanhamento oncológico especializado.
Indica-se transplante autólogo de medula óssea como primeira linha de tratamento para esses pacientes.
Apesar de, aparentemente, esses pacientes apresentarem doença metastática, biópsias dos supostos sítios comprometidos não revelam presença de células de neuroblastoma.
Tais pacientes não apresentam metástases detectáveis, o que faz que tenham bom prognóstico.
Quando necessitam de tratamento quimioterápico, esses pacientes podem ser inicialmente tratados com protocolos de tratamento menos intensivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...