Um menino de 5 anos de idade foi internado com dor abdominal recorrente, localizada no lado esquerdo e irradiando-se para o quadrante inferior esquerdo, com hematúria recorrente e leves queixas de disúria e urgência miccional. A urinálise revelou hematúria microscópica sem sinais de infecção. Com relação à litíase urinária em crianças, marque a alternativa INCORRETA.
Qualquer dor abdominal acompanhada de hematúria e sintomas urinários, requer investigação adicional para excluir a presença de infecção e obstrução, sendo os cálculos urinários uma das causas mais comuns.
Geralmente, a ultrassonografia ou a radiografia simples do abdômen devem ser usadas como o primeiro estudo.
Caso apareça um cálculo renal de 0,6 cm no rim esquerdo e a radiografia simples seja normal, uma tomografia helicoidal com contraste ou uma urografia excretora poderá ser útil.
A maioria dos cálculos é eliminada espontaneamente, sendo o tamanho e a localização dos mesmos, os dois parâmetros mais úteis para determinar a chance de eliminação.
Um cálculo acima de 0,5 cm de tamanho é muito grande para ser eliminado e a melhor maneira para removê-lo é a litotripsia extracorórea.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...