Criança com dor escrotal aguda apresenta um dilema diagnóstico urgente, onde os achados patognomônicos são infrequentes e dano espermatogênico ocorre entre 6 e 24 horas de início dos sintomas, quando se tratar de torção testicular. Com relação ao escroto agudo, marque a alternativa INCORRETA.
A torção extravaginal é característica dos recém-nascidos, sendo que este evento costuma ocorrer no período pré-natal em mais de 80% dos casos.
A torção intravaginal é a mais comum, sendo responsável por mais de 90% dos casos de torção de testículo em crianças e quase 100% ocorre após os dois primeiros anos de vida.
Ao exame físico, o testículo está horizontalizado e o cordão espermático pode apresentar trajeto tortuoso, sinal denominado spiral twist.
Todos os casos com menos de 24 horas de história e que não apresentarem sinais claros de torção de apêndice testicular ou de orquiepididimite devem ser operados imediatamente, sem necessidade de exames complementares.
A presença de nódulo azul na bolsa (blue dot sing) e nódulo preto à transiluminação são sugestivos de torção testicular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...