Questão número 102473

Menino da idade pré-escolar é levado pela mãe ao posto com quadro de febre há cerca de 3 dias associado a hiporexia. O menino está muito irritado, não quer comer e recusa-se a andar, só querendo ficar no colo. Recebeu diagnóstico de infecção de orofaringe e adenite cervical unilateral. Foi prescrita amoxicilina via oral na dose de 50 mg/kg/dia por 10 dias. Após 72 horas do inicio do antibiótico, o quadro persistiu, com febre alta de 40°C, e evoluiu com exantema eritematoso difuso.

A mãe procurou um pronto-atendimento sendo orientada a: parar a amoxicilina, pela possibilidade de estar tendo reação alérgica, iniciar antialérgico e outro antibiótico para combater a infecção em orofaringe, pois ao exame ainda apresentava intensa hiperemia em orofaringe, com hipertrofia de papilas linguais e mantinha febre alta constante, que de acordo com a mãe estava até rachando os lábios da criança e deixando os olhos muito vermelhos.

Baseado nesse relato, pode-se afirmar que:

  • A. o paciente apresentou um quadro clássico de escarlatina, não devendo ter sido trocado a amoxicilina por outro antibiótico.
  • B. a conduta foi adequada pois a provável causa do exantema é uma reação alérgica a amoxicilina.
  • C. o paciente preenche critérios para doença de Kawasaki, devendo ser iniciada a terapêutica adequada para prevenir lesão coronariana.
  • D. a permanência da febre com o uso da amoxicilina deve levar a suspeita de ser uma amigdalite viral.
  • E. deve ser solicitada uma tomografia de região cervical para avaliação da adenite.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...