Em relação aos tipos mais prevalentes de anemia na infância, assinale a alternativa correta.
A profilaxia para anemia ferropriva consiste na suplementação de ferro em todas as crianças entre 6 e 18 meses de idade, na dose de 4,5-6mg/kg/dia em 2-3 tomadas, sob a forma de sulfato ferroso ou gluconato ferroso.
A anemia megaloblástica clinicamente se caracteriza por letargia, fadiga, anorexia, glossite e diarreia. Na deficiência de ácido fólico, podem ocorrer manifestações neurológicas, como retardo de desenvolvimento, irritabilidade, parestesias e marcha atáxica.
No tratamento da anemia megaloblástica, a reposição de folato pode reverter as manifestações hematológicas da deficiência de vitamina B12, enquanto as manifestações neurológicas podem progredir, sendo obrigatória a exclusão da deficiência de vitamina B12 do diagnóstico de anemia megaloblástica antes de repor-se apenas ácido fólico.
Nos casos de anemia ferropriva associada à trombocitose, é necessário um tratamento paralelo para estabilizar os níveis normais de plaquetas.
A anemia ferropriva associada à deficiência de vitamina B12 e ácido fólico se apresenta tipicamente como uma anemia microcítica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...