Um lactente masculino, de 5 meses de idade, amamentado exclusivamente ao seio, foi submetido a consulta médica porque a mãe achava que, apesar de ter leite em abundância e a criança sugar bem, esta não vinha ganhando peso como deveria. Na revisão da história, a mãe informou que eventualmente a criança apresentava febre baixa, irritabilidade, vômitos e diarréia. O cartão da criança mostrou uma curva de ganho ponderal achatada nos últimos dois meses. O exame físico mostrou apenas palidez discreta. O médico estabeleceu infecção do trato urinário como diagnóstico principal e solicitou um exame sumário de urina e uma cultura de urina.
Com referência ao quadro clínico acima narrado, assinale a opção correta.
O médico equivocou-se quanto ao diagnóstico principal. Na faixa etária em questão, a infecção do trato urinário apresentase clinicamente com sintomas ligados ao trato urinário, como polaciúria, disúria, dor abdominal e urina com odor fétido.
Exame sumário de urina apresentando leucocitúria, hematúria e bacteriúria confirmaria o diagnóstico de infecção do trato urinário.
Cultura de urina obtida por meio de saco coletor após, no máximo, 30 minutos de espera, com resultado de mais de 100.000 colônias de uma mesma bactéria, confirmaria o diagnóstico de infecção do trato urinário.
Considerando o diagnóstico de certeza de infecção do trato urinário e a administração do respectivo tratamento, dispensar-se-ia a realização posterior de exames de imagem para o diagnóstico de malformações do trato urinário, por se tratar do primeiro episódio de infecção em uma criança do sexo masculino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...