Recém-nascido (RN) prematuro com IG de 26 semanas, no terceiro dia de vida, apresenta dificuldade alimentar, distensão abdominal acentuada, vômitos, ausência de RHA e dor abdominal intensa. Radiografia de abdome foi compatível com dilatação de alças e pneumatose intestinal. Com relação a esse caso, assinale a alternativa correta.
O quadro desse RN pode evoluir para perfuração intestinal, e existe uma probabilidade aumentada que ela ocorra no íleo terminal ou ceco.
Deve-se manter a nutrição enteral mínima, completando-se a taxa calórica com a nutrição parenteral e iniciar-se antibiótico sistêmico por dez dias.
Esse quadro pode ser ocasionado por diminuição da permeabilidade intestinal e aderência bacteriana na parede intestinal.
Deve-se manter dieta oral zero, SOG aberta, nutrição parenteral e antibióticos por três dias, se a evolução clínica for satisfatória e a hemocultura negativa.
Deve-se manter dieta oral zero com SOG aberta, nutrição parenteral e antibióticos por quatorze dias. A laparotomia exploradora está indicada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...