A ABAV publicou em 22/8/2008 uma pesquisa realizada em âmbito nacional, intitulada de Pesquisa Setorial. O documento representa um diagnóstico dos fatores críticos de competitividade e expressa a realidade do setor de agenciamento e operações turísticas no Brasil. A pesquisa concluiu, acerca da cobrança dos serviços, que 60,1% das agências nunca cobram do cliente os serviços prestados, recebem apenas comissões dos fornecedores. Entretanto, já se observa que um grupo pequeno, cerca de 14,8%, cobra por todos os serviços e um outro grupo, cerca de 26,3% das agências, cobra por alguns dos serviços prestados.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subsequentes sobre as agências de viagens e seu mercado de atuação.
O mercado de agências de viagem está passando por um momento de reestruturação. Observa-se uma tendência mundial, por parte das empresas fornecedoras de produtos e serviços turísticos, em eliminar os custos da intermediação de vendas (comissões). Frente a essas mudanças, a intermediação deverá deixar de ser o principal produto das agências, que passarão a atuar como consultores de viagens, cobrando taxas de serviços diferenciadas. Ao analisar os principais resultados obtidos na pesquisa setorial citada no texto, percebe-se que essa tendência já chegou ao Brasil, pois 41,1% das agências pesquisadas cobram por algum serviço prestado.
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