Texto para as questões de 69 a 71
Um dos problemas mais comuns de saúde pública, amplamente difundido no planeta, é a salmonelose. Essa doença é transmitida por alimentos contaminados e afeta milhões de indivíduos com expressivo grau de mortalidade. Duas bactérias, a Salmonella typhimurium e a Salmonella typhi, são responsáveis pelas ações patogênicas que desencadeiam os quadros mórbidos correspondentes. Esses agentes microbianos podem causar duas síndromes clínicas na espécie humana, incluindo crianças e adolescentes. A primeira é a gastroenterite, geralmente benigna, não complicada, frequentemente associada à Salmonella typhimurium; a segunda é a doença chamada febre tifoide, que provoca comprometimento sistêmico e é desencadeada pela cepa Salmonella typhi. Nos dois casos, a combinação de bases clínicas sólidas e a identificação do agente microbiano envolvido são indispensáveis ao correto diagnóstico, ao tratamento, e às medidas preventivas cabíveis.A respeito do assunto abordado no texto apresentado, assinale a opção correta.
A ingestão de alimentos ou de água contaminada por fezes humanas é a maior via de contaminação pela Salmonella typhimurium.
Na criança, o quadro clínico da febre tifoide é caracterizado, nos estágios mais avançados da doença, por diarreia seguida de obstrução intestinal.
A maioria das crianças acometidas por gastroenterite por salmonela não se recupera totalmente, permanecendo com importantes sequelas digestivas.
Após infecção por Salmonella typhimurium, a criança pode continuar excretando a bactéria nas fezes por até cinco dias.
A Salmonella Typhi, causadora da febre tifoide, é bactéria gram-positiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...