Texto X, para responder às questões 45 e 46
Paciente do sexo feminino, mulata, 27 anos de idade, com primeira gestação de quatro semanas, procura o serviço de ginecologia do posto de saúde próximo à sua casa. Após a realização de alguns exames, determinou-se que a paciente possui tipo sanguíneo A Rh negativo, apresenta leve anemia, infecção do trato urinário sem piúria e sorologia negativa para HIV e CMV.
Com relação à infecção do trato urinário (ITU), assinale a alternativa correta.
O diagnóstico de ITU deve ter sido confirmado após cultivo da urina emitida espontaneamente, com contagem de 103 UFC/mL.
Supondo que a paciente tenha relatado outros casos de ITU mal tratados nos últimos meses, essa infecção deve ter sido considerada como reinfecção devido à persistência do micro-organismo no trato urinário, em decorrência da falha do tratamento.
Pacientes com lesão renal e(ou) suspeita de ITU com exame de urina negativo não precisam realizar o exame de cultura de urina.
Na cultura da urina emitida espontaneamente, pode ter sido isolada a bactéria Proteus SP, que é uma bactéria comumente encontrada em urina de pacientes com ITU.
Considerando que a paciente é gestante e apresenta ITU, deve-se realizar uma hemocultura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...