Texto IV, para responder às questões de 30 a 35.
Criança de quatro anos de idade, do sexo masculino, branca, moradora de região próxima ao Distrito Federal, apresenta fraqueza e febre, aparecimento de petéquias e equimoses disseminadas pelo corpo, após traumas pequenos e leves, gengivorragia pós-escovação e esplenomegalia. Com a realização de hemograma e EPF, foi relatada a hipótese diagnóstica de anemia associada à parasitose intestinal.
O hemograma do paciente apresentou uma contagem total de 6.000 leucócitos/mm3, dos quais 3.600 eram de linfócitos. Para analisar o perfil dessa população celular, foi realizada uma citometria de fluxo, conforme gráficos a seguir.
A respeito desse exame e com base nos gráficos apresentados, assinale a alternativa correta.
A análise de células por citometria de fluxo é recomendada apenas para amostras de células do sangue periférico.
A alta expressão das proteínas CD19 e CD5 nas células analisadas indica que está ocorrendo uma grande proliferação de linfócitos B.
Com base no tamanho e na granulosidade das células, é correto afirmar que a população representada na área R3 corresponde aos monócitos.
A determinação da expressão das cadeias Kappa e Lambda no gráfico indica uma proliferação policlonal de células.
A citometria de fluxo é utilizada para a análise fenotípica das células, sendo restrita a alterações na expressão de proteínas na superfície das células.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...