Medicina - Parte Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Paciente de 65 anos, alcoolista, chega à UTI com história de hematêmese e melena há 6 horas. No exame físico, destaca-se palidez cutânea, taquipnéia, taquicardia , hipotensão arterial (TA 80 x 50 mmHg) . Em relação a este caso, assinale a afirmativa correta.
Devemos proceder de imediato à endoscopia digestiva para identificação da causa do sangramento e tratamento endoscópico da lesão sangrante.
Devido ao choque hipovolêmico secundário ao sangramento, a reposição volêmica inicial deve ser de concentrado de hemácias e plasma.
Úlcera péptica e gastrite erosiva lideram as causas de hemorragia digestiva alta, portanto a possibilidade de parada espontânea do sangramento é muito remota
É importante questionar a existência de varizes esofagianas e doença hepática crônica, o que identificaria a causa do sangramento e direcionaria o tratamento.
O paciente deve receber dois acessos periféricos calibrosos, solução cristalóide isotônica para correção da hipotensão enquanto se avalia a necessidade de hemoderivados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...