O lazer e o turismo são atividades que, em muitas ocasiões, desrespeitam os valores da comunidade receptora como um reflexo do sistema social vigente. Jost Krippendorf ofereceu, no âmbito teórico da sociologia, as bases conceituais para o desenvolvimento harmonioso do turismo, partindo do pressuposto da conciliação das necessidades e interesses da população local e dos turistas. Entre essas medidas de conciliação, destacam-se
o respeito aos valores da comunidade receptora, os programas de estímulo para a inclusão social por meio da educação e capacitação para o trabalho técnico, administrativo e gerencial e os estímulos para o desenvolvimento de empresas locais.
o respeito aos valores da comunidade e capacitação de mãode- obra apenas para as atividades de base, os estímulos para os investimentos de grandes empresas internacionais e nacionais com padrões de qualidade e a importação de mão-de-obra especializada.
a criação de locais específicos para as atividades de lazer dos nativos e a criação de áreas restritas aos turistas, atendidas por mão-de-obra capacitada por programas de treinamento bilíngües.
a criação de parques temáticos destinados unicamente ao turismo e que reproduzam miniaturas dos espaços naturais e culturais da localidade e a utilização de mão-de-obra capacitada por programas destinados ao atendimento de turistas com alto poder aquisitivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...