Em relação ao tabagismo como um fator de risco para o câncer, assinale a alternativa correta.
Nos tabagistas, o risco de contrair qualquer tipo de câncer aumenta em torno de 30% (trinta por cento), já que a nicotina é uma substância diretamente ontogênica.
A nicotina participa da carcinogênese por atuar como intermediário de macrocélulas pela sua nitrosação, produzindo nitrosaminas específicas do tabaco.
Em mulheres fumantes foi constatado que, devido à ação antiestrogênica da nicotina, pesquisas comprovam que o tabagismo não possui vínculo com o câncer de mama, e que até protege contra ele.
são quatro as principais nitrosaminas específicas do tabaco: NNK2 4(metilnitrosamina)-1(3- piridil)-1-butanona; NNN N-nitrosonornicotina, NAB N-nitrosoanabasina; NAT NNnitrosoanabatina. Destes, a nitrosamina NNK2 é a que possui o menor potencial cancerígeno.
Além de participar dos elementos constantes no tabaco desenvolvendo câncer nos que fumam, NAB e NAT encontram-se em maior proporção relativa na fumaça que se evola da ponta do cigarro. Dessa forma, estas duas nitrosaminas constituem importantes agentes cancerígenos para os fumantes passivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...