Medicina - Obstetrícia - SERCTAM - 2012
A Hanseníase ainda constitui relevante problema de Saúde Pública. O Brasil lançou em 2002, o Plano Nacional de Mobilização e Intensificação das Ações da Hanseníase. Assinale a alternativa INCORRETA.
O principal exame para confirmação diagnóstica da Hanseníase é a baciloscopia, onde se observa a presença do Mycobacterium leprae nos esfregaços de raspados intradérmico das lesões hansênicas ou de outros locais como lóbulo de orelha e/ou cotovelo. A negatividade da baciloscopia afasta definitivamente o diagnóstico de hanseníase.
A pesquisa de sensibilidade nas lesões de pele ou em áreas suspeitas é um recurso muito importante no diagnóstico da Hanseníase e deve ser executada com paciência e precisão.
As pessoas que tem Hanseníase, geralmente queixam-se de manchas dormentes na pele, dores, câimbras, formigamento, dormência e fraqueza nas mãos e pés.
O encaminhamento da pessoa com Hanseníase para uma Unidade de Referência somente está indicada quando houver necessidade de cuidados especiais, intercorrências ou para correção cirúrgica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...