Sobre os tumores malignos do sistema nervoso central na população pediátrica, marque a alternativa CORRETA.
- A. O câncer infanto-juvenil, que acomete pacientes de zero a 18 anos, é considerado comum se comparado aos tumores de adultos, e os tumores do sistema nervoso central (SNC) são considerados o segundo grupo mais prevalente de neoplasias da infância e adolescência, superados apenas pelas leucemias. Predominam no sexo feminino e ocorrem, principalmente, em menores de 15 anos, sendo 10 anos o pico de idade, representando cerca de 20% dos tumores infantis.
- B. Os principais grupos histológicos dos tumores do SNC em crianças e adolescentes são os ependimomas, os astrocitomas e os tumores neuroectodérmicos primitivos.
- C. O tratamento é protocolado e varia muito pouco de paciente para paciente. Na maioria dos casos, sempre se associam à cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
- D. Não tem havido aumento da sobrevida dos pacientes portadores de câncer infanto-juvenil nas últimas décadas, mesmo com o advento de protocolos de tratamento multimodal, que associam cirurgia à quimioterapia e radioterapia, configurando-se na segunda maior causa de óbito nessa faixa etária, atrás apenas das denominadas causas externas tais, como violência e acidentes, que ocorrem em países desenvolvidos.
- E. O local mais comum de aparecimento dessas neoplasias é o lobo temporal.