Questão número 109843

Sobre a acromegalia, marque a opção INCORRETA.

  • A. O paciente deve ser submetido a um exame de imagem da sela túrcica, ressonância magnética (RM), preferencialmente, ou tomografia computadorizada (TC) para identificação e caracterização do adenoma hipofisário quanto ao seu tamanho (micro ou macroadenoma), aspecto (sólido, cístico ou heterogêneo), expansão/invasão extrasselar (supra, infra e parasselar) e relação com as estruturas adjacentes à sela túrcica (quiasma óptico e seios cavernosos) apenas após a confirmação do diagnóstico clínico e laboratorial da acromegalia. Esses dados são de extrema valia, pois são preditores de chance de cura ao tratamento cirúrgico e podem orientar a melhor opção terapêutica.
  • B. Um sintoma comum é a cefaleia e pode estar relacionada ao estiramento da dura-máter ou à compressão do nervo trigêmeo. A campimetria visual, de preferência manual, pelo método de Goldmann, é indicada para todos os pacientes com macroadenoma com expansão suprasselar por déficit visual, especialmente hemianopsia bitemporal por compressão do quiasma óptico. Expansão parasselar (invasão do seio cavernoso) pode comprometer os pares de nervos cranianos oculomotor, troclear, trigêmeo e abducente, determinando quadro clínico variável, dependendo do(s) nervo(s) acometido(s). Expansão infrasselar pode causar fístula liquórica devido à erosão do assoalho selar, levando a um quadro de rinoliquorreia, e pode ser complicada com meningite.
  • C. Outras consequências do efeito de massa pelo tumor incluem hipopituitarismo (por compressão da adenoipófise normal e/ou da haste hipofisária), hiperprolactinemia (neste caso, por compressão da haste) e, mais raramente, hidrocefalia (compressão do terceiro ventrículo). Em pacientes com acromegalia secundária, à secreção de GHRH, a RM de sela túrcica pode revelar hipófise normal ou difusamente aumentada que pode ser erroneamente diagnosticada como macroadenoma.
  • D. A cirurgia transesfenoidal pode ser o tratamento primário de escolha para acromegalia com emprego frequente da abordagem transcraniana. Para um bom resultado do tratamento cirúrgico, é fundamental a experiência do neurocirurgião e também depende do nível pré-operatório de GH e do tamanho e do grau de expansão extrasselar tumoral, pois pacientes com níveis muito elevados de GH e com tumores com invasão parasselar apresentam baixa chance de cura.
  • E. Como cerca de 80% dos pacientes apresentam macroadenoma (> 10 mm) ao diagnóstico, não são infrequentes queixas relacionadas ao efeito de compressão do tumor sobre as estruturas vizinhas à região selar, uma vez que pode haver expansão suprasselar (cisterna suprasselar, quiasma óptico, hipotálamo e terceiro ventrículo), infrasselar (seio esfenoidal) e parasselar (seio cavernoso/pares cranianos).
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...