Medicina - Neurologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação ao tratamento sintomático da doença de Parkinson (DP), assinale a alternativa incorreta.
Apesar das complicações motoras da levodopaterapia tais como redução da duração de efeito, discinesias, bloqueio (freezing), flutuações, a levodopa permanece como recurso de primeira linha no tratamento da DP.
Redução nas doses de levodopa, associação de inibidores da COMT e/ou agonistas dopaminérgicos e cirurgia em casos graves; seriam condutas recomendadas para o manejo das complicações motoras da levodopaterapia.
Pramipexol tem alta afinidade para receptores dopaminérgicos D2 e D3, baixa afinidade para receptores de tipo D1, receptores serotoninérgicos, colinérgicos e noradrenérgicos, por isso não é efetivo em fase precoce da DP.
Dos componentes do quadro clínico na DP, os que melhor respondem à ação das drogas anticolinérgicas são o tremor e a rigidez, enquanto a acinesia pouco se modifica.
Es principais vantagens dos agonistas dopaminérgicos em relação à levodopa são: meia-vida mais longa, não sofrem competição por transporte, independem de conversão enzimática e menor incidência de complicações motoras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...