Medicina - Neurologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a afirmativa incorreta:
A síndrome de Weber, resultante da lesão da base do pedúnculo cerebral, traduz-se clinicamente por hemiplegia contralateral à lesão; ptose palpebral, desvio lateral do globo ocular e midríase homolaterais à lesão.
A hipertonia resultante de lesões piramidais pode ser explicada pela preponderância nítida do sistema vestibuloespinal, liberado pela ausência da ação das vias corticoespinal, rubroespinal, e reticoloespinal lateral.
O sinal de Babinski pode ser considerado como uma manifestação de liberação do reflexo dos flexores, promovendo flexão dorsal do grande artelho; traduzindo lesão do trato piramidal.
Na síndrome de Brown Sequard observamos paralisia homolateral à lesão, distúrbio da sensibilidade proprioceptiva homolateral, anestesia térmica homolateral, e anestesia dolorosa contralateral à lesão.
O trato córticoespinal e corticorrubroespinal são ativadores dos motoneurônios alfa e gama destinados aos músculos flexores e são inibidores dos motoneurônios alfa e gama destinados aos músculos extensores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...