Após ter sofrido queda de um cavalo, um senhor de 55 anos de idade foi levado imediatamente ao pronto-socorro, onde se verificou, além das escoriações no corpo, pequeno hematoma subgaleal em região temporoparietoccipital direita. Foi medicado com analgésicos e antiemético. Após vinte minutos, os sintomas foram aliviados e o paciente solicitou alta hospitalar. O clínico geral solicitou o parecer do neurologista visto que os socorristas relataram perda de consciência, fato negado pelo paciente. Passadas 4 horas do trauma, o paciente mostravase inquieto, mas negava cefaléia ou náuseas. Foi levado para realização de tomografia computadorizada, cujo resultado é mostrado na figura acima. Na presença do neurologista, o paciente solicitou alta hospitalar, informando que morava a apenas 25 km do hospital e voltaria se houvesse piora. Diante de situação como a apresentada, após analisar o exame de imagem e o caso clínico, o neurologista deve
prescrever antiinflamatórios e antieméticos orais e providenciar alta hospitalar para o paciente, após a chegada de um acompanhante.
explicar ao paciente que ele poderá ir para casa, mas que deve suspender o uso de álcool e retornar ao hospital caso haja piora.
providenciar a internação do paciente e explicar-lhe que se trata de um hematoma extradural, solicitar pré-operatório e contatar com urgência o neurocirurgião.
internar o paciente na UTI e iniciar coma barbitúrico para aguardar a absorção do hematoma.
alta imediata do paciente e prescrever-lhe analgésicos potentes visto que o hematoma identificado na tomografia é antigo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...