Com relação às neuroinfecções, assinale a opção correta.
Em caso de suspeita de infecção por herpes vírus, pode ser utilizado o aciclovir, com a seguinte posologia: 10 mg/kg/dose a cada oito horas, pelo período de catorze a vinte e um dias, associado a corticoesteróides como a dexametasona, que diminuem a morbi-mortalidade.
No tratamento da neurocisticercose, durante todo o curso da doença, o corticóide é associado ao albendazol, que é utilizado profilaticamente para prevenção de crises convulsivas e minimização das reações meníngeas.
A malária cerebral apresenta-se como uma cefaleia severa, progressiva, em que manifestam-se confusões, crises convulsivas, febres altas, coma e morte de 10% dos pacientes.
Meningites são processos agudos que comprometem as leptomeninges (pia-aracnoide), ocasionando reação inflamatória do espaço subdural e das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Essa reação é detectada no líquido cefalorraqueano.
Sintomas como febre, cefaleia, vômito, rigidez de nuca, outros sinais de irritação meníngea (Kernig e Brudzinski), convulsão, sufusões hemorrágicas (petéquias) e torpor podem evidenciar suspeita de encefalite sem meningite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...