A complexidade anatômica do pescoço propicia o surgimento de diversos tipos de anomalias congênitas, que devem ser diferenciadas de doenças inflamatórias e de neoplasias. Muitos casos se manifestam mais tardiamente, inclusive na terceira idade. Considerando a temática e assuntos correlatos, é correto afirmar que
os cistos são classificados, segundo Proctor, em quatro tipos: tipo I: na borda anterior do esternocleidomastóideo; tipo II: sobre a veia jugular interna, aderidos ao esternocleidomastóideo; tipo III: estendem-se por entre as artérias carótidas interna e externa, e tipo IV: têm contato com a parede faríngea.
cisto do ducto tireoglosso é a anomalia congênita de linha média menos comum. Origina-se da permanência do trato tireoglosso, após a descida da tireoide até sua posição.
a hidrocefalia pode estar presente ao nascimento ou pode se desenvolver depois. A hidrocefalia surge após trauma ou doença conhecida.
os desequilíbrios hormonais, as deficiências nutricionais e certas drogas utilizadas durante a gestação são as causas determinantes no desenvolvimento da fenda labial e fissura palatina.
linfangiomas são considerados anomalias do sistema linfático e ocorrem, predominantemente, terço superior do pescoço.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...