Diversas doenças hematológicas podem apresentar implicações cirúrgicas. Diante dessa informação, é correto afirmar que
a mutação G20210A no gene da protrombina pode acarretar elevação dos níveis plasmáticos de trombina, da ordem de 30% (hipertrombinemia) e consequente diminuição da coagulação, levando ao aumento do risco de trombose.
paciente com histórico de reações transfusionais intensas pode receber concentrado de hemácias desde que sejam hemácias lavadas, pois esse processo reduz a quantidade de leucócitos, proteínas e restos celulares na unidade transfusional.
paciente oncológico submetido a procedimento cirúrgico que está em tratamento com agentes quimioterápicos, tais como, ciclofosfamida e vincristina não apresentam efeito no controle do hormônio antidiurético.
o aumento dos marcadores tumorais alfa-feto proteína e da subunidade beta do hormônio gonadotrofina coriônica humana em paciente cirúrgico indica aumento no número de células tumorais de diversas linhagens.
a mutação no fator V de Leiden (G1691A) resulta no fenótipo chamado resistência à proteína S ativada e é observada em 20% a 40% dos pacientes com trombose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...