Segundo alguns autores, as infecções perinatais afetam 0,5% a 2,5% de todos os nascimentos e constituem um grande problema de saúde pública pela elevada morbi-mortalidade. Infecções neste período não são de fácil diagnóstico. Considerando as temáticas das infecções congênitas, adquiridas e assuntos correlacionados, assinale a opção correta.
A infecção pelo citomegalovírus não infecta órgãos utilizados para transplante.
A pneumonia necrosante é uma complicação grave de infecção pulmonar na qual há trombose dos vasos pulmonares, gerando desvitalização e necrose do parênquima pulmonar. Quando presente é responsável por elevada morbi-mortalidade na população infantil (1%).
Os principais microrganismos responsáveis pelas infecções de sítio cirúrgico em crianças são Staphylococcus aureus, Staphylococcus coagulase negativa, enterobactérias como Klebsiella sp., E. coli e Enterobacter sp., e microrganismos não fermentadores, tais como Acinetobacter sp., Pseudomonas sp.
Nas primeiras 24 horas pós-cirurgia, é comum o aparecimento de febre e hemograma com desvio à esquerda, caracterizando um processo infeccioso.
Na toxoplasmose, segundo a maioria dos autores, o risco de adquirir a infecção se aproxima de 100% se a infecção da genitora ocorre no primeiro trimestre da gestação, sendo que parece depender do fluxo sanguíneo placentário, virulência da cepa do Toxoplasma gondii, susceptibilidade genética e carga parasitária que atinge a placenta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...