O diagnóstico do distúrbio metabólico que predispõe à formação de cálculos em crianças é fundamental para o adequado planejamento terapêutico. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A hiperuricosuria é o principal distúrbio metabólico responsável pela formação de cálculos urinários na infância e o tratamento com hidroclorotiazida na dose de 5 mg/kg/dia é recomendado após confirmação diagnóstica.
A hipercitratúria idiopática é um frequente erro metabólico que facilita a formação de cálculos urinários na infância, sendo o uso de hidroclorotiazida na dose de 2 mg/kg/dia, o tratamento preconizado.
A excreção urinária de cálcio é considerada aumentada quando a relação Ca/Cr > 0,21, sendo recomendado o uso de alopurinol na dose de 10 mg/kg/dia.
A hipercalciúria idiopática é confirmada quando a excreção urinária de cálcio é maior ou igual a 4 mg/kg/24 h e o tratamento com diuréticos tiazídicos tem boa resposta porque reduzem o cálcio urinário.
A hipercalciúria idiopática é o principal distúrbio metabólico responsável pela formação de cálculos urinários na infância, sendo o uso de piridoxina na dose de 1 a 10 mg/kg/dia o tratamento correto a ser adotado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...