A avaliação e monitorização do estado nutricional, por meio de índices bioquímicos e da análise da composição corporal, é crucial para diagnóstico de desnutrição protéico-calórica nos pacientes em hemodiálise. Assinale a opção INCORRETA em relação a este assunto.
A transferrina sérica, é uma proteína de transporte, tem sua concentração afetada pela ingesta protéica, com meia-vida de vinte dias, o que a torna um marcador tardio de desnutrição.
A albumina sérica é uma proteína de fase aguda inflamatória e sua concentração sérica diminui em resposta a todas as condições que promovem resposta inflamatória, como traumas, infecções e estresse.
A massa de gordura corporal e massa magra corporal determinadas pela antropometria são marcadores tardios da desnutrição protéico-calórica.
O fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1) tem sido apontado como um marcador nutricional, em pacientes renais crônicos, devido à sua meia-vida curta (12h 15h) e por apresentar rápidas alterações em resposta a intervenções nutricionais.
A ureia nitrogenada e a creatinina são marcadores bioquímicos do estado nutricional, mas suas concentrações dependem da função renal residual e da dose de diálise.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...