Medicina - Nefrologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um paciente de 35 anos, sexo masculino, com insuficiência renal crônica terminal encontra-se sob terapia hemodialítica há 5 anos. No momento atual, cursa com dislipidemia, anúria, albumina sérica diminuída e tem obesidade mórbida desde a infância. Apresenta hérnia em incisão de cirurgia de apendicectomia, que ocorreu há 20 anos. Atualmente pesa 128 Kg. Ele reside em um sítio distante do centro de diálise e pede orientação para mudar de terapia renal substitutiva de hemodiálise para diálise peritoneal. Qual deve ser a sua orientação médica?
Um paciente de 35 anos, sexo masculino, com insuficiência renal crônica terminal encontra-se sob terapia hemodialítica há 5 anos. No momento atual, cursa com dislipidemia, anúria, albumina sérica diminuída e tem obesidade mórbida Indicar a implantação do cateter peritoneal e treinamento, pois o paciente mora distante dos centros de nefrologia
Orientar que o paciente perca peso rapidamente até atingir um IMC abaixo de 30 para depois iniciar a diálise peritoneal.
Orientar sobre a diálise peritoneal, mas contra-indicar este tipo de tratamento para este paciente.
Indicar implante do cateter abdominal com omentectomia primária e correção da hérnia e iniciar diálise peritoneal a seguir.
Orientar que o paciente se mude para a cidade e neste momento você indicará o início da diálise peritoneal porque facilitará o tratamento das possíveis complicações
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...