A nefropatia por IgA é a glomerulonefrite primária mais comum no mundo todo, sendo sua incidência maior na segunda e na terceira décadas da vida. Com relação a essa enfermidade, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a sigla IF, sempre que empregada, refere-se à microscopia de imunofluorescência.
A forma mais comum de nefropatia por IgA secundária está associada à cirrose hepática, particularmente a de etiologia alcoólica.
A forma de apresentação clínica mais comum da nefropatia por IgA é a síndrome nefrótica recidivante.
Depósitos glomerulares de IgA são muito comuns na doença celíaca e a maioria dos pacientes afetados por essa condição desenvolve os sinais clínicos de nefropatia crônica.
No diagnóstico da nefropatia por IgA, o achado histopatológico característico, observado na IF, é o depósito linear, ao longo da membrana basal do capilar glomerular, predominantemente de IgA, acompanhada de IgM e C3.
No que se refere aos resultados da biópsia renal por TF, observa-se predominância do depósito de IgM e a depósitos de C4 em pacientes com nefropatia do lúpus eritematoso sistêmico, o que distingue essa condição da nefropatia por IgA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...