Um homem branco, com trinta e seis anos de idade, com sorologia positiva para HIV, sem acompanhamento ou uso de drogas antivirais, foi atendido no pronto-socorro, com quadro de pneumonia intersticial. Os exames de entrada por ele realizados evidenciaram creatinina sérica = 2,5 mg/dL e proteinúria = 5,5 g/por dia.
A partir desse caso clínico, assinale a opção correta.Há evidências conclusivas de que pulsoterapia com glicocorticóides reduz a proteinúria e melhora a sobrevida renal de pacientes com nefropatia do HIV.
A nefropatia do HIV, histologicamente, é uma forma colapsante de glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF), que pode ser distinguida da GESF clássica idiopática pela presença de dilatação tubular microcística e inflamação intersticial.
Há uma associação entre a nefropatia do HIV e a raça branca, o que indica influência dos fatores genéticos do hospedeiro no desenvolvimento da doença.
O transplante renal ainda não é uma opção viável para o tratamento dos pacientes com nefropatia do HIV dependentes de diálise.
A sobrevida dos pacientes com nefropatia do HIV em hemodiálise é pior que a dos pacientes em diálise peritoneal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...