Em relação ao sofrimento psíquico e à psicopatologia do trabalho, incluindo o estresse relacionado ao trabalho e o uso de álcool e de outras drogas, assinale a opção correta.
- A. Síndrome de Burnout é a resposta ao estresse ocupacional agudo caracterizada pela motivação ou pelo interesse excessivo, compulsivo ao trabalho, o que provoca a sensação de estar queimado e produz fenômenos bipolares que oscilam entre atração e medo pelo trabalho.
- B. Os fatores organizacionais e psicossociais ligados ao trabalho são as percepções subjetivas que o empregador tem sobre seus trabalhadores, que definem a melhor forma de organização com relação à carreira, à carga, ao ritmo de trabalho e ao ambiente social e técnico do trabalho.
- C. A psicopatologia do trabalho elege como categoria de análise o transtorno mental, aproximando-se das concepções teóricas que têm por referencial perfis psicopatológicos baseados na nosologia psiquiátrica e das concepções que adotam o referencial da medicina ocupacional e que relacionam riscos às doenças psíquicas específicas.
- D. A insatisfação gerada pelo conteúdo ergonômico, relacionado com a falta de adequação às aptidões e às necessidades do trabalhador, assemelha-se à insatisfação gerada pelo conteúdo significativo do trabalho (ou simbólico), o qual engendra prazeres e desejos, cujo impacto é mental.
- E. O alcoolismo crônico no trabalho pode ser considerado acidente do trabalho quando os riscos potenciais à saúde resultam de circunstâncias socioeconômicas e psicossociais, incluindo problemas relacionados ao emprego e ao desemprego.