Em relação às lesões por esforços repetitivos (LER) e aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), assinale a opção correta.
- A. A carga estática está presente quando um membro é mantido em uma posição que aumenta o esforço cortante e diminui o momento fletor a ponto de extra tensionar os tecidos e as estruturas ativadas.
- B. Os fatores de risco para LER/DORT não são independentes, interagem entre si e devem ser sempre analisados de forma integrada. Esses fatores envolvem aspectos biomecânicos, cognitivos, sensoriais, afetivos e de organização do trabalho. Por exemplo, fatores organizacionais como carga de trabalho e pausas para descanso podem controlar fatores de risco de frequência e de intensidade.
- C. Uma dor contínua, que pode persistir mesmo ao repouso, é sinal sugestivo de LER/DORT. A dor ao movimento, chamada dor mecânica, é sugestiva de um provável processo inflamatório, que inclui a dor noturna. Por outro lado, a dor protocinética, com melhora no decorrer da persistência do movimento, é indicativa de osteoporose.
- D. O diagnóstico das síndromes compressivas neurais é definido basicamente por protocolos eletromiográficos, tendo os achados clínicos papel secundário. Entretanto, para o planejamento terapêutico cirúrgico, tornam-se importantes as evidências de fatores causais (tumores, cistos etc.).
- E. Considera-se esforço repetitivo o movimento músculo-esquelético que ultrapassa vinte oscilações por minuto, com qualquer tipo de carga mecânica, ou quarenta oscilações por minuto, para situações sem carga mecânica.