Em relação às doenças infecciosas, hepáticas e hematológicas, assinale a opção correta.
- A. O Mycobacterium tuberculosis é disseminado pelas fezes de equinos e de outros animais e infecta o homem quando seus esporos penetram lesões. A presença de tecido necrosado, de pus ou de corpos estranhos facilita a reprodução local do agente infeccioso.
- B. A anemia sideroblástica secundária possui como fatores etiológicos o tetracloreto de carbono, o clorofórmio, o tetracloroetano, o tricloroetileno e outros solventes halogenados usados para limpezas especiais, desengraxe de peças e de chapas metálicas, remoção de manchas de piche, lavagem de tecidos a seco e remoção de tintas.
- C. A exposição ocupacional ao benzeno e às radiações ionizantes possui associação causal com o desenvolvimento de síndrome mielodisplásica (SMD) apenas quando os níveis de tolerância a esses fatores são ultrapassados.
- D. As doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho apresentam algumas características que as distinguem de modo específico: os agentes etiológicos não são de natureza ocupacional; e a ocorrência dessas doenças depende das condições em que o trabalho é executado e da exposição ocupacional, que deve favorecer o contato, o contágio ou a transmissão.
- E. A psitacose, termo genérico para inflamação do fígado, se caracteriza por alterações degenerativas ou necróticas dos hepatócitos, podendo ser aguda ou crônica e ter como causa uma variedade de agentes infecciosos ou de outra natureza.