Em relação às pneumoconioses, assinale a opção correta.
- A. O termo doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) refere-se ao grupo de doenças respiratórias crônicas caracterizadas por limitação crônica ao fluxo aéreo, podendo apresentar sinais de produção de escarro, dispneia e broncoespasmo. O termo DPOC é frequentemente utilizado de uma forma mais flexível para referir-se a pacientes com enfisema e bronquite crônica.
- B. Fazem parte das pneumoconioses devidas às poeiras inorgânicas a beriliose, a asbestose, a estanhose e a bissinose.
- C. A siderose é uma doença profissional das vias aéreas, aguda, reversível, caracterizada por uma sensação de opressão torácica e dispneia, que aparecem preponderantemente no retorno ao trabalho, após um afastamento de final de semana ou férias. Essa característica torna a doença muitas vezes conhecida como síndrome das manhãs de segunda-feira.
- D. A bronquite resulta da exposição ao corte de ferro com solda elétrica e ao óxido de acetileno. Os vapores de óxido ferroso emitidos são oxidados a óxido férrico que, quando inalados, levam a alterações radiológicas nos pulmões.
- E. A asbestose é uma doença crônica das vias aéreas, caracterizada por obstrução do fluxo aéreo reversível; inflamação; e aumento da reatividade das vias aéreas a uma variedade de estímulos, tendo como principais sintomas dispneia, aperto no peito e tosse.