Em relação às doenças cardiovasculares, assinale a opção correta.
- A. Hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a elevação persistente da pressão arterial (PA) sistólica e(ou) diastólica, observada em duas ou mais medidas em, pelo menos, duas ocasiões distintas. O valor máximo admitido para adultos com mais de dezoito anos para a pressão sistólica é de 140 mm/Hg e para a pressão diastólica de até 90 mm/Hg.
- B. As arritmias cardíacas surgem de lesões que ocorrem dentro da camada íntima da artéria. As lesões podem ser oclusivas e comprometer o suprimento vascular para um tecido ou um órgão, provocando isquemia ou necrose.
- C. A aterosclerose, termo descritivo para lesões espessadas e endurecidas das artérias musculares e elásticas médias e grandes, desencadeia crises de palidez e cianose dos dedos, em resposta ao frio ou à emoção; à medida que a crise regride, as alterações de coloração são substituídas por eritema. O distúrbio primário é denominado de arteriosclerose de Raynaud.
- D. Infarto agudo do miocárdio (IAM) é a dor ou o desconforto precordial causado pela isquemia miocárdica, quando a demanda de oxigênio supera a oferta. A dor geralmente é aliviada por repouso ou uso de nitrato sublingual. Além da dor, podem estar presentes sinais/sintomas de insuficiência da bomba cardíaca, seja por insuficiência ventricular ou pela presença de arritmias.
- E. Angina pectoris é o evento final de uma série de quadros clínicos que resultam em lesão cerebral irreversível e morte, caso não sejam tomadas medidas rápidas e adequadas para restabelecer a ventilação e a circulação (ressuscitação cardiopulmonar) do paciente.