Em relação à tuberculose pulmonar relacionada ao trabalho, assinale a opção correta.
A bactéria causadora da tuberculose é sensível à radiação ultravioleta, cuja utilização é indicada para tetos de salas de fibrobroncoscopia e de indução de escarro, haja vista a possibilidade de diminuir a transmissão do bacilo.
Nos trabalhadores expostos à poeira, principalmente a asbesto, deve-se proceder à pesquisa de bacilo álcool-ácido-resistente em escarro somente se o resultado do teste cutâneo PPD for positivo.
Recomenda-se a aplicação da vacina BCG em todos os trabalhadores não reatores ao PPD e com risco de exposição, pois o resultado do teste de PPD positivo, mesmo isoladamente, indica infecção e tuberculose.
A tuberculose pulmonar, doença que ocorre com maior frequência em trabalhadores expostos à sílica, apresenta maior resistência ao tratamento com antimicrobianos.
O teste PPD deve ser realizado periodicamente para detectar os trabalhadores suscetíveis à doença pela exposição no ambiente de trabalho. Em caso de viragem desse teste em trabalhadores expostos, estes não devem receber isoniazida imediatamente, mas a repetição do teste após seis meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...