O processo neuroendócrino do estresse é uma das teorias desta patologia e foi completada pelo modelo de Lazarus e Folkman de estresse psicológico que leva em consideração o processo de enfrentamento ou copying que é definido como:
- A. esforços cognitivos com comportamento automatizado que tem por objetivo o gerenciamento das exigências internas e ou externas específicas.
- B. esforços comportamentais e cognitivos em constante mutação que visam ao gerenciamento das exigências internas e/ou externas específicas, as quais são avaliadas como taxando ou excedendo os recursos da pessoa.
- C. esforços comportamentais que podem ser automatizados ou não, em constante mutação que visam ao gerenciamento das exigências de cada indivíduo quando o trabalho é muito exigente e com pouco controle das tarefas.
- D. liberação do comportamento que visa contribuir com as exigências internas do indivíduo permitindo um aumento das defesas agressivas ou pacíficas no cotidiano do trabalho.
- E. liberação do comportamento, em constante mutação, que permite ao indivíduo realizar atividades inconscientes que serão externalizadas no ambiente de trabalho como a irritabilidade, o nervosismo, etc.