Para o estudo da sexualidade anômala, quando se adota o Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria, pode-se observar que os transtornos da sexualidade são divididos em disfunções sexuais, transtornos de identidade de gênero e parafilias. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
- A. As parafilias não chegam a causar sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo ao funcionamento social ou ocupacional do indivíduo.
- B. A aversão e a esquiva ativa ao contato sexual ou genital, com acentuado sofrimento ou dificuldade interpessoal, constituem exemplos de parafilias.
- C. As disfunções sexuais caracterizam-se por perturbação do desejo sexual e por alterações psicofisiológicas que comprometem o ciclo da resposta sexual normal, causando, concomitantemente, sofrimento acentuado e dificuldade interpessoal.
- D. Os transtornos de sexualidade não constituem, em princípio, infrações penais, mas podem representar fatores criminógenos, embora não contribuam para a violência.
- E. Os transtornos de sexualidade não constituem, em princípio, infrações penais, mas podem representar fatores criminógenos, embora não contribuam para a violência.