Medicina - Intensiva - MSConcursos - 2011
O Choque é uma síndrome caracterizada pela incapacidade do sistema circulatório em fornecer oxigênio aos tecidos, levando à disfunção orgânica. É fundamental o seu reconhecimento precoce para que haja a correção das disfunções, assim como é fundamental tratar a causa de base. Sobre essa patologia, marque a alternativa INCORRETA:
Os valores de excesso de base (base excess BE) correlacionamse com a presença e a gravidade do choque. Servem também para monitorização da reposição volêmica e seus valores se normalizam com a restauração do metabolismo aeróbico.
A sepse pode levar ao choque e ao desequilíbrio no sistema de coagulação, com microtromboses e coagulação intravascular disseminada (CIVD). Existe benefício nestes pacientes do uso de proteína C ativada.
O choque nunca pode ocorrer com Pressão Arterial (PA) normal. Os pacientes chocados apresentam hipotensão arterial importante.
Pacientes com taquicardia, baixo débito urinário e piora do BE devem ser considerados em estado de choque e ser manejados como tal.
O uso de glicocorticóides não mostrou benefício em relação à mortalidade, não devendo mais ser prescrito de rotina no choque séptico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...