Questão número 117677

Homem de 70 anos evolui para coma após acidente vascular cerebral. No 20º dia de internação em enfermaria de neurologia de um hospital geral, apresenta insuficiência respiratória pelo agravamento do quadro neurológico, sendo intubado, colocado em ventilação mecânica e encaminhado à UTI. No 4º dia de internação na UTI, desenvolve febre, evolui com piora dos parâmetros ventilatórios, descompensação hemodinâmica, aumento da secreção pelo tubo orotraqueal e surgem leucocitose no hemograma e imagem radiológica de condensação na radiografia de tórax no leito. Fez uso de ciprofloxacino intravenoso por 7 dias durante o período que esteve internado na enfermaria.

Diante da evolução clínica e laboratorial do paciente, é necessário que:

  • A. os níveis de procalcitonina sérica e proteína C reativa sejam levados em consideração para decidir o início ou não de antibioticoterapia sistêmica.
  • B. a cobertura antibiótica empírica inclua Staphylococcus aureus (MRSA ou MSSA), Pseudomonas aeruginosa e outros bastonetes gram-negativos.
  • C. a cobertura antibiótica empírica para Staphylococcus aureus MRSA seja realizada com vancomicina, linezolida ou daptomicina.
  • D. a cobertura para Pseudomonas aeruginosa deva ser deescalonada para aminoglicosídeo em monoterapia, se sensibilidade demonstrada em antibiograma.
  • E. o tempo de antibioticoterapia sistêmica não seja inferior a 10 dias, independentemente da melhora clínica, radiológica ou de parâmetros laboratoriais.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...