Numa epidemia de febre amarela urbana, um médico homeopata investigou o quadro sintomático de alguns pacientes e escolheu Eupatorium perfoliatum como medicamento mais similar ao gênio epidêmico.
A alternativa que contém os sintomas do quadro epidemiológico é:
- A. Dor articular e generalizada, como se doessem os ossos, melhor pelo mo-vimento e piora pelo repouso, dor nos globos oculares, ausência de sede durante a febre e vômitos biliosos durante a febre.
- B. Dor generalizada em toda a musculatura corporal como contusão, dor nos globos oculares, mal podendo movê-los, manchas violáceas disseminadas pelo corpo e ausência de sede durante a febre.
- C. Dor generalizada nas articulações e músculos, como se a musculatura esti-vesse contundida, grande prostração na febre, sensação de frio generaliza-do, palidez facial, sudorese fria, ausência de sede na febre.
- D. Dor articular e generalizada, como se os ossos estivessem quebrados, pior ao menor movimento, melhora com o repouso, globos oculares doloridos, desejo ardente de água gelada durante a febre, sorvida em grandes quanti-dades e fraqueza muscular intensa.