Sobre as vulvovaginites (VV), marque a alternativa INCORRETA.
- A. São processos infecciosos e/ou inflamatórios da vulva e da mucosa vaginal que frequentemente determinam o aparecimento de corrimento genital, que pode ser acompanhado de outros sintomas como ardência, prurido vulvovaginal, dispareunia, disúria e eliminação de secreções de diferentes colorações com odor fétido.
- B. Além de causar incômodos sobre o bem-estar e interferir negativamente sobre qualidade de vida das mulheres, também estão frequentemente associadas a outras complicações de saúde como parto pré-termo, baixo peso fetal, corioamnionite, endometrite puerperal, predisposição à doença sexualmente transmitida, infecção urinária, doença inflamatória pélvica e infertilidade.
- C. O tratamento da candidíase vulvovaginal consiste no uso de agentes imidazólicos e triazólicos exclusivamente tópicos, além dos agentes poliênicos, porém muitas mulheres não respondem à terapia inicial e os casos de recidivas são frequentes, levando-as a iniciarem um tratamento cujo objetivo seja remissão clínica e microbiológica com consequente regime de manutenção que pode durar meses. Consequentemente, as pacientes podem desenvolver diversos efeitos adversos como insônia, ansiedade, disúria e dor vaginal.
- D. A candidíase vaginal (CV) consiste em uma infecção causada por fungo oportunista que pode viver como comensal na mucosa do aparelho digestivo e da vagina. Sua incidência tem aumentado nos últimos anos, tornando-se a segunda VV mais frequente no Brasil, responsável por 20% a 25% dos corrimentos genitais de natureza infecciosa.
- E. A vaginose bacteriana (VB) está entre as VV mais comuns entre as mulheres durante o período reprodutivo com prevalência mundial variável.