Questão número 120066

Mulher de 22 anos, G2 P1, com 25 semanas de gestação e data certa da última menstruação, possui irmã com filho com Síndrome de Down, sem outras histórias familiares de anomalias ou distúrbios genéticos. Realiza triagem sérica com alfafetoproteína materna elevada. Sobre esse tema, marque a alternativa INCORRETA.

  • A. Quando a Restrição de Crescimento Fetal - RCF é identificada, principalmente por meio da ultrassonografia obstétrica, e esses fetos são monitorados, há diminuição do risco de morte intrauterina, assim como da taxa de complicações neonatais.
  • B. Aproximadamente 50% de todos os óbitos fetais apresentam RCF.
  • C. Os recém-nascidos (RN) com RCF apresentam taxa de mortalidade de duas a quatro vezes maior quando comparados a RN com peso adequado para a idade gestacional.
  • D. As gestações com triagem sérica com alfafetoproteína elevadas que, após, a avaliação, são inexplicadas, estão em maior risco para fetos natimortos, restrição de crescimento intrauterino e descolamento prematuro de placenta, mas não estão associadas com o risco de pré-eclâmpsia.
  • E. O número médio de eritroblastos no sangue de RN de termo saudáveis nas primeiras horas de vida é variável, mas, em geral, são encontradas 500 eritroblastos por mm³ e um valor superior a 1.000 eritroblastos por mm³ pode ser considerado elevado. Vários autores relataram que a RCF está associada ao aumento de eritroblastos no sangue fetal. Também podemos considerar típicos valores de 0 a 10 eritroblastos por 100 leucócitos, e contagens superiores de 10 a 20 eritroblastos por 100 leucócitos também são consideradas anormais.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...