Mulher de 21 anos chega à Maternidade Dona Evangelina Rosa com relato de sangramento transvaginal em moderada quantidade há cerca de 1 semana. É primigesta e tem idade gestacional de 10 semanas e 3 dias. Durante o exame físico, observa-se sangramento pelo orifício externo do colo do útero, com eliminação de vesículas translúcidas. Feita a hipótese de doença trofoblástica gestacional, foi solicitado a ultrassonografia transvaginal e bhCG sérico. Após os exames, a paciente foi submetida à curetagem uterina, com solicitação do histopatológico.
Marque a alternativa CORRETA sobre o resultado do histopatológico e a conduta a ser tomada.
O resultado do histopatológico demonstrou mola hidatiforme parcial (incompleta) e a paciente deve ser orientada a não usar método anticoncepcional hormonal, tendo em vista o maior risco de trombose venosa profunda nesses casos.
O resultado do histopatológico demonstrou mola hidatiforme completa e a paciente deve ser rastreada para metástases cerebrais, mais comuns nessa entidade.
O resultado do histopatológico demonstrou mola hidatiforme completa e a paciente deve ser submetida à histerectomia, independente da sua prole.
O resultado do histopatológico demonstrou mola hidatiforme parcial e a paciente deve ser submetida à monoquimioterapia com metotrexate, pelo maior risco de invasão miometrial nesses casos.
O resultado do histopatológico demonstrou mola hidatiforme completa e a paciente deve ser orientada a iniciar imediatamente anticoncepção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...