Mulher de 35 anos vai ao Ambulatório de Ginecologia do Instituto de Perinatologia Social, com queixa de dismenorreia secundária progressiva e dispareunia profunda há cerca de 01 ano. O exame físico demonstrou dor à mobilização do colo do útero.
Marque a alternativa que contém a MELHOR orientação para o ginecologista elaborar o diagnóstico de endometriose pélvica.
Os dados clínicos (sintomas e exame físico) apresentam sensibilidade e especificidade altas na endometriose e deve ser considerado como método suficiente para o diagnóstico.
A ultrassonografia transvaginal deve ser solicitada como exame inicial na investigação da endometriose pélvica, pois tem valor preditivo positivo elevado para cistos ovarianos e lesões peritoneais.
A dosagem sérica do CA-125 tem sensibilidade alta e especificidade baixa para a endometriose, independente do estádio da doença.
A laparoscopia diagnóstica, apesar do maior número de falsos-negativos nas lesões peritoneais profundas, ainda é caracterizado como padrão-ouro.
A ressonância nuclear magnética apresenta sensibilidade alta para lesões peritoneais menores e pode atualmente ser considerada como substituta da ultrassonografia e laparoscopia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...