Acerca da transmissão de infecções materno-fetais e HIV/AIDS na gestação, assinale a alternativa incorreta.
O citomegaloviro (CMV) é um DNA-vírus que possui o homem como seu único hospedeiro. A transmissão vertical ocorre durante toda a gestação, e as consequências graves para o feto parecem ocorrer quando a infecção surge antes da vigésima semana de gestação.
A dengue na gestação tende a ser mais grave, e a taxa de transmissão vertical, definida pelo aparecimento de IgM no sangue do cordão umbilical, é baixa.
A toxoplasmose congênita é geralmente causada pela transmissão vertical do Toxoplasma gondii de gestante previamente soronegativa que apresenta a forma aguda da doença.
A transmissão vertical do HIV-1 pode ocorrer principalmente em três momentos: durante a gravidez, no parto e durante a amamentação. A carga viral é o preditor de transmissão perinatal mais importante descrito até o momento.
Estudos têm demonstrado que gestantes soro positivo para HIV que fizeram o tratamento adequado com fármacos antirretrovirais (ARV) podem amamentar sem risco de transmissão vertical do HIV-1 no período pós-natal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...