As diferenças na expressão genética entre o alelo herdado da mãe e o herdado do pai são o resultado do imprinting genômico. O imprinting é um processo normal provocado pelas alterações na cromatina que ocorrem na linhagem geminativa de um dos genitores, mas não no outro, em localizações características no genoma. O imprinting afeta a expressão de um gene, mas não a sequência primária do DNA. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O imprinting é uma forma de mutação genética.
Por ser uma forma reversível de inativação genética, o imprinting constitui um exemplo do que se denomina efeito epigenético.
O imprinting ocorre durante a gametogênese, depois da fertilização, e marca alguns genes como provenientes do pai ou da mãe.
A característica que distingue os genes imprintados de outros loci autossômicos é que ambos os alelos, tanto materno como paterno, são expressos no tecido relevante.
Apenas alguns cromossomos são referidos como presentes em dissomia uniparental, como causa de doença genética de herança autossômica dominante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...