Medicina - Gastroenterologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
Paciente do sexo masculino, 58 anos de idade, realizou colonoscopia para rastreamento de lesões préneoplásicas e foi encontrada lesão superficialmente elevada, de crescimento lateral, medindo cerca de 15mm, de limites definidos, superfície uniforme e lisa, com depressão central, localizada em cólon transverso. Feita ressecção por mucosectomia en bloc após elevação satisfatória da mucosa com injeção de solução fisiológica em submucosa. O estudo anatomopatológico descreveu adenocarcinoma bem diferenciado com invasão de submucosa (500 mμ).
Sobre o caso clínico citado acima e o seu diagnóstico, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Nas lesões com invasão de submucosa, a ocorrência de metástases ganglionares varia de 3,6 a 16,2%.
( ) Após o tratamento curativo, a realização da primeira colonoscopia de controle está indicada no período de três a seis meses.
( ) O tratamento endoscópico não foi curativo e o paciente deverá ser encaminhado para tratamento cirúrgico, já que houve invasão da submucosa.
( ) Trata-se de neoplasia colorretal precoce, caracterizada pela endoscopia como Lesão de crescimento lateral (LST) do tipo não-granular pseudodeprimido.
( ) As LSTs não-granulares pseudodeprimidas devem ser consideradas como lesões suspeitas de haver invasão submucosa, presente em até 42% dessas lesões.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...