Medicina - Gastroenterologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
Sobre neoplasia gástrica precoce e avançada, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A lesão tipo Borrmann III (Ulcerada) é a lesão gástrica avançada mais frequente e as biópsias costumam apresentar baixa positividade. ( ) O câncer gástrico precoce caracteriza-se por lesão localizada na mucosa ou, no máximo, na submucosa, sem acometimento linfonodal, com sobrevida após cinco anos em torno de 90% dos casos.
( ) As lesões não-ulceradas ou cicatrizadas, lesões do tipo diferenciada menores que 2cm e com invasão de submucosa de até 1000mμ, são critérios para indicação da ressecção endoscópica do câncer gástrico precoce.
( ) As lesões tipo 0-Iic, pela classificação japonesa das neoplasias gástricas precoces, costumam ser o tipo mais frequente e apresentam-se como uma depressão de contorno bem delimitado e, às vezes, com margens de aspecto carcomido.
( ) A mucosa comumente não apresenta alterações nas lesões tipo Borrmann IV (infiltrativas). Notam-se, muitas vezes, apenas alterações na distensibilidade. A ecoendoscopia tem papel importante porque mostra o espessamento e a desorganização difusa da primeira camada (mucosa) com alta positividade das biópsias.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...